RESPOSTA DO REQUERIMENTO: 508/2021.
Medidas de atendimento psicossocial voltadas aos profissionais de saúde da rede municipal.
1 – Sim, são realizadas ações de cuidado em Saúde Mental para trabalhadores da
Secretaria da Saúde, tais como:
- Identificação e oferta de apoio aos trabalhadores em sofrimento psíquico;
- Manutenção da oferta de atendimento psicológico “on line” para trabalhadores SUS, em parceria com profissionais de Psicologia de Assis;
- Divulgação da oferta de TelePsi, realizada pelo Ministério da Saúde, aos trabalhadores da Saúde;
- Oferta de acolhimento presencial, pelo DESMEN (Depto. de Saúde Mental) da Secretaria), para situações de sofrimento psíquico agravado.
2 – Não existem dados oficiais e estatisticamente comprovados sobre o aumento do número de atendimento em saúde mental, entre profissionais de saúde, durante a pandemia, porém sabemos que é nítido o sofrimento amplificado dos mesmos, que foram na contramão do distanciamento social, por terem que trabalhar em serviços essenciais, que os expõem a ambientes com altos riscos de contaminação da COVID-19.
3 – A Secretaria da Saúde de Assis enfrentou a pandemia seguindo os protocolos vindos da Secretaria do Estado da Saúde e do Ministério da Saúde; ofertou a proteção necessária aos seus trabalhadores; se fez presente em ações relacionadas ao sofrimento psíquico causado pela pandemia e, conforme ressaltado no item 1, ofertou atendimento psicológico em parceria com psicólogos do município, com o Ministério da Saúde e DESMEN.
4 – Sim, foram amplamente divulgados na mídia, programas de TV, em redes sociais, facebook e grupos de WhatsApp da Secretaria, em reuniões de equipe e do Colegiado da Secretaria e de todo equipamento de saúde. O Departamento de Saúde Mental ficou à disposição para intervir em casos que se apresentassem com mais seriedade.