Em atenção ao requerimento em referência, informamos:
a) As referências para encaminhamento dos usuários SUS, são estabelecidos por meio de pactuações regionais, temos como referência a cidade de Marília, Ourinhos, São Paulo, Barretos, Bauru, Campinas, Herculândia, Jales, Jaú, Osasco, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rubião Júnior/ Botucatu, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupã, Garça, Adamantina, Chavantes, dentre outros que o Depto. Regional de Saúde de Marília (DRS-IX) viabiliza agendamentos, conforme necessidade dos usuários. Dentre os estabelecimentos na região, podemos citar: AME Assis, Hospital Regional de Assis, Santa Casa de Assis, Centro de Especialidades de Assis, Policlínicas, AME Ourinhos, Santa Casa de Ourinhos, HC Marília, HC Marília Unidade Materno Infantil, Santa Casa de Marília, AME Tupã, CDM Medicina Nuclear, Faculdade de Filosofia e Ciência (UNESP/Marília), Hospital de Base de São José do Rio Preto, Hospital de Reabilitação Anam Crânio Faciais (Bauru), Hospital São José de Herculândia, HU de Marília, Instituto Lauro Souza de Lima, Lucy Montoro e Santa Casa de Chavantes.
b) O munícipe pode se dirigir à sua unidade de saúde de referência para ter acesso às informações sobre exames, consultas e/ou cirurgias. Vale ressaltar que o Portal Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é uma importante ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, que une as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão.
c) Implantação de protocolos de acessos, aumento da oferta de vagas, seja de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, treinamento e capacitação com as unidades de saúde, bem como, ações para redução do absenteísmo nos serviços de saúde.
d) Relatório anexo.
e) Podemos sugerir a implementação pelo Estado de um acesso do usuário ao Portal Cross. Esclarecemos que para as unidades de saúde, o Portal Cross é um sistema transparente, pois possibilita o acompanhamento das ofertas de serviços de saúde, bem como, das necessidades dos usuários do seu território.
Atenciosamente,