Requerimento nº 180/2023

Requer informações do Poder Executivo a respeito das divulgações em redes sociais, sobre o estado de conservação e segurança de uma ambulância utilizada pela Administração Pública no transporte de pacientes.

Autores: Gerson Alves, Alexandre Cachorrão, Fabinho Alerta Verbal, Fernando Sirchia, Jonas Campos, Ramão, Vinicius Simili, Viviane Del Massa

Texto Integral

Data de Apresentação: 12/05/2023

Proposição Eletrônica: M1294687766/16204

Protocolo: 1107/2023

Quórum: Maioria simples

Regime de Tramitação: Ordinário

Situação Atual
Tramitação Encerrada

Último Local: 30/05/2023 09:07:21 - Arquivo - Proposição arquivada

  • 30/05/2023 09:07:21
    Proposição arquivada
    Origem: Poder Legislativo - Secretaria
    Destino: Arquivo
  • 29/05/2023 17:01:13
    Proposição respondida pelo Executivo

    Em atenção ao Requerimento em referência, após consulta à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informamos:

    a) a ambulância que aparece nas fotos e vídeos pertence a municipalidade? Se sim, quais os motivos de estar operando naquelas condições? Se não, a quem pertence e se na ocosião prestava serviço a Secretaria da Saúde;
    Sim, trata-se de uma ambulância de matrícula 737, placa BNZ 2624, ano 2014. Esta ambulância estava em condições de uso na data do fato, no entanto, a maçaneta que trava a porta quebrou após a usuária já estar dentro do veículo. 

    No dia do ocorrido, o motorista iniciou-suas atividades às 06 horas, realizou o checklist e fez 10 (dez) atendimentos no período da manhã com a ambulância em condições de uso, ocorre que o defeito na trava da porta traseira da ambulância ocorreu neste atendimento. 

    Foi reforçada a proibição de utilizar e carregar usuários com veículos que não estejam em plenas condições de segurança e locomoção, qualquer alteração deve ser avisada imediatamente ao coordenador do setor de transporte e aguardar a chegada de outro veículo para substituição.

    b) a frota de ambulâncias e demais veículos que fazem o transporte de pacientes, possuem manutenção preventiva adequada?
    A Secretaria Municipal da Saúde conta com um servidor responsável exclusivamente pela manutenção dos veículos, priorizando a manutenção preventiva.

    Todos os veículos possuem um “prontuário” onde é registrada todas as manutenções e reparos.

    Também possuímos um sistema de rastreamento nos veículos, o qual também alerta sobre o agendamento das manutenções pré-definidas. 

    As manutenções são realizadas em concessionárias ou oficinas autorizadas. 

    c) os recursos financeiros para a realização dessas manutenções são suficientes?
    Sim, temos uma ficha orçamentária própria para a realização das manutenções nos veículos o que tem sido suficientes.

    d) as macas existentes em todas as ambulâncias possuem cinto de segurança? O dispositivo é utilizado?
    Todas as ambulâncias têm de fábrica um sistema de trava de maca no próprio veículo, assim todas as macas ficam imóveis. Além disso, todas as ambulâncias possuem cinto de segurança. A utilização do cinto de segurança é obrigatória, nossos motoristas são orientados a não conduzir usuários que se recusem a utilizar o cinto de segurança.

    e) a frota de ambulâncias da Secretaria da Saúde atende a demanda do município? Qual é o estado de conservação dessa frota?
    Podemos afirmar que para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a frota composta hoje por veículos mais novos, contempla a demanda. No que se refere ao Transporte Sanitário (ambulância de simples remoção) para atendimento de altas, fisioterapia, hemodiálise, ocorrências de menor complexidade, dentre outros, avaliamos a necessidade de ampliação de mais uma equipe e já estamos realizando essa ampliação com a contratação, por Concurso Público, de motoristas, bem como, fazendo gestão  com outras esferas de governo para aquisição de 01 (uma) ambulância de simples remoção.   

    Atenciosamente,

    Origem: Poder Executivo - Gabinete
    Destino: Poder Legislativo - Secretaria
  • 16/05/2023 08:26:16
    Aguardando resposta do Executivo
    Origem: Poder Legislativo - Secretaria
    Destino: Poder Executivo - Gabinete
  • 15/05/2023 21:43:06
    Proposição aprovada

    16ª Sessão Ordinária, 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura,  15 de maio de 2023 (segunda-feira)

    Origem: Plenário
    Destino: Poder Legislativo - Secretaria
  • 12/05/2023 10:48:56
    Proposição inclusa Matéria Expediente

    16ª Sessão Ordinária-3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura- 15 de maio de 2023 (segunda-feira) - Início: 18h00

    Origem: Assessoria Legislativa
    Destino: Plenário
  • 12/05/2023 10:38:41
    Recebimento no Protocolo

    Proposição eletrônica enviada em 12/05/2023 10:17:11. Matéria incorporada em 12/05/2023 10:38:41, sob protocolo nº 1107/2023

    Origem: Protocolo Eletrônico
    Destino: Assessoria Legislativa