Requerimento nº 288/2023

Requer Informação do Poder Executivo referente a compra das máscaras cirúrgicas descartáveis durante a Pandemia da COVID-19.

Autores: Gerson Alves, Alexandre Cachorrão, Jonas Campos, Viviane Del Massa

Texto Integral

Data de Apresentação: 01/09/2023

Proposição Eletrônica: M1287462092/17287

Protocolo: 2258/2023

Quórum: Maioria simples

Regime de Tramitação: Urgência

Situação Atual
Tramitação Encerrada

Último Local: 10/10/2023 08:51:34 - Arquivo - Proposição arquivada

  • 10/10/2023 08:51:34
    Proposição arquivada
    Origem: Poder Legislativo - Secretaria
    Destino: Arquivo
  • 05/10/2023 16:20:33
    Proposição respondida pelo Executivo

    Em atenção ao Requerimento mencionado, após consulta às unidades competentes, informamos:

    A Prefeitura de Assis, durante o período da pandemia do COVID 19, buscou realizar as compras emergenciais de forma eficiente, dentro da legalidade, e principalmente atendendo as demandas e necessidades visando mitigar os efeitos da crise sanitária para a população.

    É importante lembrarmos que no período atípico da pandemia, além do caos sanitário, os municípios enfrentaram também situações em que os preços de mercado disparam durante o processo de aquisição, ou havia ausência de insumos no mercado devido a alta procura, e, os gestores se viram entre adquirir os produtos com o preço ofertado, ou, não adquirir, esperar o preço baixar, e perder vidas pela falta dos insumos tão necessários para o combate a pandemia

    Vale recordar que a aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19, notadamente quando ocorreu a aquisição em questão (no auge da pandemia no Brasil e no mundo) teve a licitação dispensada por hipótese anômala, autônoma, excepcional e temporária de dispensa de licitação, criada pela Lei 13.979/2020.

    É claro e notório que a razão da escolha do fornecedor, se deu única e exclusivamente em função do menor preço. Sendo assim, o produto foi adquirido do referido fornecedor porque, em meio ao caos instalado, em face da pandemia, naquele momento, foi  o único que detinha a mercadoria e se dispôs a fornecê-la pelo menor preço encontrado na ocasião.

    A municipalidade atendeu a praxe administrativa consolidada a anos de realizar pesquisa prévia em três potenciais fornecedores, estabelecendo um preço médio, e, a aquisição foi feita por valor que está dentro do preço médio obtido, na época.

    O procedimento adotado está de acordo com o artigo 4º-E da Lei 13.979/2020, que estabelece que a estimativa de preços pode ser obtida por 1 (um) dos critérios estabelecidos pelas alíneas “a” a “e” do inciso VI. No caso em pauta, utilizamos a alínea “e” do citado dispositivo legal, que permite a pesquisa realizada com potenciais fornecedores.

    a) Requisito cópia integral do processo de contratação direta da Empresa C.E Julião Distribuição e Comércio EPP.
    Segue anexo o processo de geração de despesa da compra de máscaras.

    b) Requisito cópia integral dos autos do Tribunal de Contas referente a contratação, inclusive os documentos anexos.
    Encaminhamos em anexo, cópia integral dos autos do processo do Tribunal de Contas.

    c) Requisito cópia do Termo de Recebimento, bem como da nota fiscal do recebimento pelo almoxarifado novamente. 
    O recebimento dos materiais consta no verso das respectivas Notas Fiscais.

    Atenciosamente,

    Origem: Poder Executivo - Gabinete
    Destino: Poder Legislativo - Secretaria
  • 21/09/2023 08:53:21
    Prazo Prorrogado
    Origem: Poder Legislativo - Secretaria
    Destino: Poder Executivo - Gabinete
  • 20/09/2023 17:20:45
    Requerimento Prorrogação de Prazo

    Solicitamos prorrogação de prazo.

    Origem: Poder Executivo - Gabinete
    Destino: Poder Legislativo - Secretaria
  • 05/09/2023 08:47:37
    Aguardando resposta do Executivo
    Origem: Poder Legislativo - Secretaria
    Destino: Poder Executivo - Gabinete
  • 04/09/2023 19:26:01
    Proposição aprovada

    29ª Sessão Ordinária-3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura- 04 de setembro de 2023 (segunda-feira) - Início: 18h00

    Origem: Plenário
    Destino: Poder Legislativo - Secretaria
  • 01/09/2023 13:33:22
    Proposição inclusa Regime de Urgência

    29ª Sessão Ordinária-3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura- 04 de setembro de 2023 (segunda-feira) - Início: 18h00

    Origem: Assessoria Legislativa
    Destino: Plenário
  • 01/09/2023 13:32:50
    Recebimento no Protocolo

    Proposição eletrônica enviada em 01/09/2023 11:33:38. Matéria incorporada em 01/09/2023 13:32:50, sob protocolo nº 2258/2023

    Origem: Protocolo Eletrônico
    Destino: Assessoria Legislativa