Pastor Nivaldo da Pedalada

49
Nivaldo dos Santos
Em exercício
Biografia

Nivaldo dos Santos é cristão e nasceu na cidade de Lupionópolis Paraná aos 13 dias do mês de  outubro de 1968 sendo ele o terceiro de 8 irmãos, Filho de José dos Santos nascido em Presidente Prudente, ainda moço mudou-se  para trabalhar na Fazenda Sta. Angélica no Est. do  Paraná, onde conheceu e Casou-se com Tereza Soares dos Santos, voltando para Cidade natal nos meados de 1969 já com dois filhos, onde para sustentar a família, teve que trabalhar de Servente de Pedreiro, Mestre de Obra, comerciante é Taxista e hoje aposentado completou em 1º de maio 78 anos de idade e no dia 13 de maio de 2021 completou  57 de matrimônio– Bodas de Lápis Lazuli.”

Nivaldo dos Santos é pai de 4 filhos, o 1ª é o Bruno formado em Educação Física é PM, o 2º é Guilherme PM, a 3ª é Rebeca Cantora e Universitária e 4ª é Victoria Bailarina e Universitária, é Avô de duas netas: Rafaela 6 anos e Heloísa de 1 ano, Casado com a Professora e Funcionária Pública Silvia Helena Mathias Santos.

Nivaldo dos Santos passou sua infância na cidade de Presidente Prudente, onde morou com a família no jardim planalto em uma casa mista construída pelo seu pai Jose juntamente com sua mãe. Enquanto seu pai trabalhava de pedreiro, sua mãe  sempre cuidou dos afazeres de casa e  dos filhos.

Com 11 anos vendia pão com o irmão mais velho Edvaldo nas ruas do bairro, e aos 12 anos Nivaldo dos Santos já trabalhava como balconista no armazém do seu padrinho onde com muito esforço do seu trabalho comprou seu primeiro relógio, que logo trocou em um “Toca Disco Receiver Gradiente Model. 1300”.

Na década de 80 seu pai adquiriu um armazém onde Nivaldo o ajudou por anos. Aos 16 anos fez sua primeira viagem longa ao Rio de Janeiro para visitar seu primo Zezinho que servia na Marinha e hoje é aposentado como oficial. Foi ali que nasceu a vontade de ser um policial, aliado ao fato de que dois dos melhores clientes de seu pai eram investigadores de polícia e carcereiro, isso ficou também registrado na sua adolescência como fator motivador. Trabalhou como alinhador eletrônico de veículos, foi chapeiro em um trailer fazendo lanche a noite e ainda na década de 90 prestou seu primeiro concurso para agente de Segurança penitenciário sendo aprovado e admitido no mês de setembro de  1990 onde logo veio conquistar sua primeira residência de dois cômodos só no chapisco com ajuda de recurso oriundos de vendas de enxovais e panelas que ele vendia dia sim e dia não.

Em 1994 pediu transferência para trabalhar na penitenciária de Assis onde teve que morar por 30 dias em um hotel perto do mercadão, mais 3 meses em uma república e depois residia na Cohab III da Maria Isabel por dois anos, passou por muitas dificuldades. Suas condições financeiras melhoraram quando teve a sorte grande de ganhar um prêmio na Super. Sena em um bolão de amigos da penitenciária, isso o possibilitou comprar uma casa melhor, ajudar seu pai e seus irmãos, pegar a guarda de um menino de 13 anos usuário de crack, também o possibilitou ingressar na faculdade de Pedagogia na Faculdade de Ensino de Assis IEDA.

Durante o bacharelado em Pedagogia Nivaldo dos Santos passou a idealizar projetos voltados à sociedade menos favorecida, passou a sonhar fazendo parte de alguma ONG.

Se formou em 2003 com muita dificuldade, chegando até a levar uma de suas filhas gêmeas com 1 aninho de idade na faculdade para aliviar a mãe, deixando-a apenas com uma em casa. Foram muitas noites de sexta feira levando suas filhas e se assentava no fundo da sala para não perturbar muito a aula. Mas reconhece que valeu a pena cada momento.

Em 2005 foi convidado para cuidar da primeira ONG. Comunidade Terapêutica  para Dependentes Químicos, daí pra frente sempre teve compromissado com esta Causa: Prevenção e Combate às Drogas. 

2014 recebeu título de Cidadão Assisense da Câmara Municipal de Assis

História na penitenciária

Depois de sua formação, ficou como Diretor de plantão durante dois anos na Penitenciária de Assis, desenvolveu projetos relevantes no sistema prisional: Programa de Prevenção às drogas na penitenciária de Assis, Grupo de Apoio ao indivíduo usuário de drogas e Grupo de apoio para familiares de dependentes químicos.

Recebeu elogios em 2017 do Secretário da Administração Penitenciária, Dr.  Lourival Gomes;  pelos projetos desenvolvidos.

Teve seus projetos reconhecidos pelo Coordenador de Reintegração social e cidadania.

Recebeu Título de honra da Penitenciária de Assis  “Gente que Faz” através da Coordenadoria Croest.

Teve seus projetos concorrendo e chegando a fase final do concurso “O Prêmio Innovare”. E do projeto Mário Covas por 2 anos.

Em 2011 Idealizou o Primeiro movimento contra as Drogas na Cidade de Assis e hoje o projeto alcança várias cidades da região e interestadual, é aplicado também na África em cidade da praia Cabo Verde

2012 desenvolve o projeto prevenção às drogas nas Escolas através de Palestras e teatros relacionados.

Em 2014 Lançou sua primeira obra literária: o livro: Drogas A Escravidão”

2015 desenvolver o projeto Tolerância Zero a Droga Crack,

Entre 2018 e 2020, Nivaldo dos Santos integrou o Conselho Municipal Sobre Drogas como Presidente.

Em 2019 reassumi a Comunidade Terapêutica como Diretor com objetivo de tratar e resgatar pessoas do submundo das drogas.

Desde 2011 é Pastor e atualmente é Integrante assíduo de um ministério eclesiástico.  

Pr. Nivaldo na Mídia

Nivaldo dos Santos deu suas primeiras entrevistas públicas ao jornal de Assis impresso em 2008 quando realizou o projeto prevenção sem fronteiras. Seus objetivos sempre foram no seguimento de prevenção e combate às drogas.

Teve várias matérias relacionadas as Pedaladas contra as drogas, através do jornal Voz da Terra de Assis, Reportagem no jornal Diário de Assis, Assiscyt, teve seus eventos publicados também nas plataformas da Secretaria da Administração Penitenciária e também em várias publicações do site da coordenadoria “Croest”

Durante os quase 31 anos trabalhando no Sistema prisional com certeza vai deixar um legado muito importante.

Porque escolheu a política

Se lembra de um dia que levou uma amiga para assistir um evento que ele realizava todos os anos no presídio, a assistente social e também apresentadora de Televisão Sra Vera Lucia Piovesani, e um dado momento ela visualizava o pátio de sol onde os presos estavam e diz assim: “Pr. Nivaldo não está vendo nenhum cabelo grisalho, são tudo jovenzinhos”. Isso me abriu os olhos que de fato eu teria que fazer algo mais, para que nossos jovens não viessem parar no sistema carcerário.

Esta decisão surge após anos vendo jovens chegando na penitenciária, após anos de atuação na linha de frente do combate às drogas  e prevenção nas escolas de Assis e Região.

Entendeu que combater as drogas seria também combater  à corrupção, ’’Se não trabalharmos nesta guerra, o traficante e o corrupto estará sempre na frente’’ e não podemos deixar isso acontecer.

É difícil mas para que a mudança necessária aconteça, o caminho será longo mas precisa dar o primeiro passo; ‘’Temos que começar a limpar a corrupção do chão e consequentemente combateremos as drogas,  por isso aceitei ser candidato a vereador por Assis. Eu vou bater na corrupção, vou lutar contra o traficante, vou lutar a favor das vítimas das drogas.

Como vereador, terei  o compromisso de fiscalizar o trabalho do Executivo municipal e defender trabalhadores e cidadãos de bem, promovendo leis que auxiliem o cotidiano dos moradores da cidade de Assis. ‘‘Cansei de enxugar gelo, agora a luta será em outro patamar se for a vontade de DEUS’’.

Filiações Partidárias
Partido Filiação Desfiliação
Republicanos 27/02/2020
Histórico de Mandatos
Legislatura Titular? Votos Início Fim
18ª (2021 - 2024) Sim 499 01/01/2021 31/12/2024
Participações na Mesa Diretora
Cargo na Mesa Período Legislatura
2º Secretário 01/01/2021 a 31/12/2021 18ª (2021 - 2024)
Participações em Comissões
Comissão Cargo Período
COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Vice-Presidente 04/01/2021 a 31/12/2021
COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Presidente 03/01/2022 a 31/12/2022
COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE Vice-Presidente 03/01/2023 a 31/12/2023
COMISSÃO DE CIDADANIA Secretário 01/01/2024 a 31/12/2024
Comissão Processante nº 001/2024 Membro 22/04/2024 a 31/12/2024
Matérias Relatadas
Tipo de Matéria Quantidade
Parecer Tribunal de Contas 1
Projeto de Lei 82
Projeto de Lei Complementar 1
Projeto de Resolução 1
Total de Relatorias 85