Lei Ordinária nº 2295, de 26/10/1984

DISPÕE SOBRE NORMAS A SEREM OBSERVADAS NA APROVAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO, REFORMA OU AMPLIAÇÃO DE EDIFICAÇÕES PARA PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS.


Data de Promulgação: 26/10/1984

Situação: Revogada

Observações: DISPÕE SOBRE NORMAS A SEREM OBSERVADAS NA APROVAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO, REFORMA OU AMPLIAÇÃO DE EDIFICAÇÕES PARA PREVENÇÃO CONTRA INCÊNCIOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS => PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO, REFORMA OU AMPLIAÇÃO DE EDIFICAÇÕES, OS INTERESSADOS DEVERÃO APRESENTAR PROJETOS DE INSTALAÇÕES PREDIAIS CONTRA INCÊNDIOS, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES PARA INSTALAÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, APROVADOS PELO DEPARTAMENTO COMPETENTE DA UNIDADE DE BOMBEIROS A QUE ESTIVER SUBORDINADA A CIDADE DE ASSIS. ESTÃO SUJEITAS A ESTAS NORMAS TODAS AS EDIFICAÇÕES, COM EXCEÇÃO DAS RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES QUE POSSUIREM ÁREA DE CONSTRUÇÃO INFERIOR A 750 M² (SETECENTOS E CINQUENTA METROS QUADRADOS) E/OU ALTURA NÃO SUPERIOR A 10 METROS, MEDIDA A CONTAR DO PISO DO PAVIMENTO MAIS BAIXO AO PISO DO PAVIMENTO MAIS ALTO. A EXIGÊNCIA DESSAS MEDIDAS PARA OS PRÉDIOS EXISTENTES SERÁ OBRIGATÓRIA NOS SEGUINTES CASOS: A) QUANDO FOR EXECUTADA OBRA DE QUALQUER NATUREZA NO IMÓVEL; B) QUANDO FOR MUDADA A UTILIZAÇÃO DO IMÓVEL; C) QUANDO FOR SOLICITADA ABERTURA PARA FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS SUJEITOS ÀQUELAS MEDIDAS; E D) QUANDO FOR FEITO A TRANSFERÊNCIA DE RAZÃO SOCIAL. O COMANDO DA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS, POR SEU DEPTO TÉCNICO, SERÁ COMPETENTE PARA EMITIR PARECERES NOS PROCESSOS EM QUE SE APLICAREM ÀS DISPOSIÇÕES DESTA LEI. A FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS, TÃO SOMENTE NA PARTE RELATIVA À PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS, COMPETIRÁ A OFICIAIS DESIGNADOS PARA TAL FIM PELO COMANDANTE DA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS. OS EMBARGOS E INTERDIÇÕES, SALVO DE CARÁTER URGENTE, BEM COMO A APLICAÇÃO DAS PENALIDADES PREVISTAS, FICARÃO A CARGO DO ÓRGÃO COMPETENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL, QUE APLICARÁ AS SANÇÕES À VISTA DE COMUNICAÇÃO FEITA PELO COMANDANTE DA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS. FICA ADOTADO PARA APROVAÇÃO DE PRÉDIOS ELEVADOS, RESIDENCIAIS OU NÃO, COM ALTURA SUPERIOR A 20 METROS, A CONTAR DA SOLEIRA DA ENTRADA ATÉ O PISO DO ÚLTIMO PAVIMENTO, EM SEU INTEIRO TEOR E SUAS FUTURAS ALTERAÇÕES, A N.B. 208/74 (NORMAS BRASILEIRAS - SAÍDAS DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS ALTOS), DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. A PREFEITURA, ATRAVÉS DE SEU ÓRGÃO COMPETENTE, NÃO EXPEDIRÁ O "HABITE-SE" OU "ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO", SEM QUE SEJAM OBSERVADAS AS DISPOSIÇÕES DESTA LEI E APRESENTAÇÃO DO ATESTADO DE VISTORIA FINAL, EXPEDIDO PELA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS. OS CIRCOS, PARQUES DE DIVERSÕES E OUTRAS INSTALAÇÕES DE FREQÜÊNCIA PÚBLICA TEMPORÁRIA, DEVERÃO, PARA TER SEU FUNCIONAMENTO AUTORIZADO, APRESENTAR ATESTADO DE VISTORIA EXPEDIDO PELA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

Vínculo Passivo Identificação da Norma Observações
Alteração por Lei Ordinária nº 2948 de 23/10/1991 - ALTERA OS ARTIGOS 2º E 3º DA LEI MUNICIPAL Nº 2.295, 26 DE OUTUBRO DE 1984.
Revogação por Lei Complementar nº 10 de 30/08/2011 - DISPÕE SOBRE A CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS EDILÍCIAS DO MUNICÍPIO DE ASSIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Nova Pesquisa Voltar